Fotovoltaico

Fotovoltaico

O que é a energia solar?

A energia solar é a energia provinda do sol que pode ser transformada e utilizada nas mais variadas aplicações. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água. Para a produção de energia elétrica pode-se usar o sistema fotovoltaico, em que a irradiação solar é convertida diretamente em energia elétrica.

As células fotovoltaicas são feitas de materiais semicondutores (comumente o silício). Quando a célula fotovoltaica é colocada à luz, uma parte dos elétrons do material exposto à luz absorve os fótons (partículas de energia presentes na luz solar). Os elétrons livres são transportados pelos semicondutores até serem puxados por um campo elétrico. Este campo elétrico é formado na área de junção dos materiais, por uma diferença de potencial elétrico existente entre esses materiais semicondutores. Os elétrons livres são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

Ao contrário do sistema heliotérmico, o sistema fotovoltaico não requer alta irradiação solar para funcionar. Todavia, a quantidade de energia gerada depende das condições climáticas (nuvens, irradiação solar etc). Um dia com baixa presença de nuvens pode resultar em uma maior produção de energia se comparado a dias de céu aberto.

A eficiência da conversão da luz em energia elétrica é medida pela proporção de radiação solar incidente (direta e indiretamente) sobre a superfície da célula fotovoltaica que é convertida em energia elétrica. Atualmente, as células mais eficientes, embora não comerciais, proporcionam 25% de eficiência. A energia fotovoltaica é uma tecnologia 100% comprovada. Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica já são utilizados há mais de 30 anos.

Benefícios da Usina Solar

– Vida útil longa (garantia de funcionamento de 25 anos dos painéis, conforme fabricante);

– Baixíssimo custo de manutenção;

– A matéria prima é gratuita e inesgotável (o sol não custa);

– Valorização de seu imóvel;

– Sistema altamente silencioso (não causa nenhum tipo de ruído);

– Instalação rápida;

– A usina não polui o meio ambiente durante o processo de produção de energia;

– Há a possibilidade de aumentar progressivamente sua usina, conforme mudança do padrão de consumo de energia de sua residência ou empresa;

– O sistema otimiza o consumo de energia e evita as perdas das grandes linhas de transmissão entre as centrais geradoras e as unidades consumidoras;

– Favorece a redução da dependência das fontes hidroelétrica e térmica, e todos os seus impactos sobre a fauna e flora onde são instaladas;

– Possibilidade de recuperação/reutilização dos materiais após o fim de vida útil dos equipamentos;
– Se apresenta como a melhor solução em lugares remotos ou de difícil acesso, pois os sistemas podem ser autônomos e não conectados à rede, o que evita enormes investimentos em linhas de transmissão.

Principais equipamentos de uma usinar solar fotovoltaica

Painéis solares; inversores, cabos e acessórios; estrutura de suporte, baterias e controladores de carga (em sistemas off grid), sistemas de proteção.

Principais tipos de instalações

Os sistemas  podem ser OFF-GRID (ligado a baterias) ou ON-GRID (conectado à rede) e podem ser instalados nos mais diversos tipos de telhado, em lajes e galpões, ao solo ou ainda como cobertura de estacionamentos.

SOLICITE SEU ORÇAMENTO

Informe sua necessidade energética ou encaminhe-nos cópia da sua conta de energia.